CENTRAL DE NOTÍCIAS


10/11/2011

35º Batepapo Cultural




Dia 16 de novembro,  às 20h, no Arquivo

O 35º Batepapo Cultural integra as atividades relativas ao Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de Novembro. Assim, convidamos o Deputado Estadual José Candido para conversar com a população de Rio Claro sobre sua experiência na defesa dos Direitos Humanos, da Cultura e na promoção da Igualdade Racial, e mais especificamente sobre o fortalecimento da luta da comunidade negra por espaços de participação.


No evento será lançado o documentário

“As Religiões Afro-Brasileiras – O Candomblé”,

produzido pelo Portal Memória Viva: arte, cultura e história,

projeto do Arquivo que trabalha com registro de história oral por meio de recursos audiovisuais.

 

Sobre o Convidado: José Candido foi vereador em Suzano por três mandatos e é Deputado Estadual desde 2006. Nascido em Sabino, no Oeste Paulista, reside em Suzano, na Grande São Paulo há 30 anos. Líder comunitário trabalhou em prol de lutas pela melhoria da qualidade de vida dos bairros pobres da periferia de Suzano, onde morava. Militante da questão racial, foi líder no PT pela macroregião do Alto Tietê. Ajudou a fundar o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Sociocultural Negro Sim, em Suzano, além de ter participado do Grupo União e Consciência Negra e do MNU – Movimento Negro Unificado. Militou pela despoluição do Rio Tietê e por moradia digna para quem mora às suas margens. José Cândido é um deputado que defende a cultura, lutando contra o racismo, meio ambiente e direitos humanos.


Sobre o Batepapo Cultural: O Batepapo Cultural é um evento mensal realizado em parceria com a Secretaria de Cultura e a Universidade Estadual Paulista – UNESP que promove em Rio Claro o encontro entre pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento e a comunidade, sempre com a motivação de apresentar um outro olhar para a realidade, como novos desafios a serem aprendidos. A proposta é possibilitar, por meio desses espaços de diálogo, a identificação e compreensão dos diferentes temas que estão sendo estudados, pesquisados e debatidos, e permitir que esse contato nos provoque a construir uma história diferente, onde aprendamos a nos posicionar como agentes do nosso dia a dia.


Sobre o documentário: No vídeo “As Religiões Afro-Brasileiras – O Candomblé” o sacerdote Pai Julio Odê Fara Odê conta em linhas gerais a história do Candomblé, sua origem, seus símbolos, suas lendas e suas tradições. O culto do Candomblé é explicado através de imagens da Festa de 21 anos de iniciado do Pai Silvio do Candomblé Ilê Axé Xangô, um dos principais sacerdotes do candomblé do município de Rio Claro. Equipe de produção: estagiários – Anderson Akio e Carolina Silva.

 

Mediação: Prof. Dr. Romualdo Dias (Depto de Educação – UNESP – Rio Claro).

Será fornecido certificado de participação.

 







Newsletter ASSER
Rio Claro

Deixe seu email e receba nossas novidades »