CENTRAL DE NOTÍCIAS


02/02/2012

38º Bate-papo Cultural



38º Bate-papo Cultural – “Lei 10.639/03 em ação: fundamentos e práticas partindo das vivências cotidianas”

 

Dia 08 de Fevereiro, quarta-feira, às 20h, no Arquivo

Prosseguindo com o debate sobre a implantação da Lei nº10639, obrigatória para as escolas por reconhecer a importância do estudo das questões do negro e indígenas no Brasil, o Arquivo Público e Histórico de Rio Claro traz para a cidade a educadora Kiusam de Oliveira.

Nesse encontro, os fundamentos da lei e aplicabilidades serão compartilhados de maneira dinâmica através de um batepapo descontraído e contextualizado na temática das relações etnicorraciais, a partir de experiências vividas pela convidada, nas perspectivas artística-cultural, social, histórica e religiosa.

No evento será possível adquirir a obra “OMO-OBA: Histórias de Princesas”,

de autoria de Kiusam de Oliveira e ilustrado por Josias Marinho.

O livro será vendido por R$28,00.

Livro-Clip: http://www.youtube.com/watch?v=Lh9sENdbh_s

Sobre a convidada:


kiusam de Oliveira é Doutora em Educação e Mestre em Psicologia (USP). Orientadora de Monografias da REDEFOR/USP/2011. Professora há 26 anos, é pedagoga habilitada em Administração Escolar, Orientação Educacional e Deficiência Mental. Tem experiência no magistério desde a educação infantil ao nível superior. Escritora, autora do livro “Omo-Oba: Histórias de Princesas”, da Mazza Edições, 2009, recomendado pela FNLIJ/2010 no Catálogo de Bologna e selecionado pelo PNBE em 2010, o que o colocou em 29 mil escolas escolas públicas do país em 2011. Especialista nas temáticas das relações etnicorraciais, de gênero, da corporeidade, candomblé de ketu e educação. Na Secretaria de Educação de Diadema, implementou a lei 10.639/03 (2005-2009), que obriga o ensino da História da África e da Cultura Afrobrasileira em todo o país. É ativista do movimento negro há 28 anos. Tem ministrado cursos, palestras, oficinas, workshops em congressos e universidades em todo o país. É artista multimídia, arte-educadora, bailarina, coreógrafa e contadora de histórias.

Sobre o Bate-papo Cultural:


O Bate-papo é um evento mensal realizado pelo Arquivo Público em parceria com a Secretaria de Cultura e a Universidade Estadual Paulista – UNESP que promove em Rio Claro o encontro entre pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento e a comunidade, sempre com a motivação de apresentar um outro olhar para a realidade, como novos desafios a serem aprendidos. A proposta é possibilitar, por meio desses espaços de diálogo, a identificação e compreensão dos diferentes temas que estão sendo estudados, pesquisados e debatidos, e permitir que esse contato nos provoque a construir uma história diferente, onde aprendamos a nos posicionar como agentes do nosso dia a dia.

Mediação: Prof. Dr. Romualdo Dias (Depto de Educação – UNESP – Rio Claro).

Será fornecido certificado de participação.

O 38º Bate-papo Cultural será no dia 08 de Fevereiro, quarta-feira, às 20h,

no Arquivo – Rua 6 nº3265 Alto do Santana. Fone: (19)3522-1938







Newsletter ASSER
Rio Claro

Deixe seu email e receba nossas novidades »