CENTRAL DE NOTÍCIAS


24/05/2012

41º Bate-papo Cultural



41º Bate-papo Cultural – “Lei 10.639, o Cumprimento e a Necessidade do Ensino da História e Cultura Negra nas Escolas”
 
por Prof. Dr. Dagoberto José Fonseca – Unesp Araraquara
- Dia 15 de Maio de 2012, terça-feira, às 20h, no Arquivo Público -
O 41º Bate-papo Cultural, no mês de maio, refere-se às questões que envolvem a necessidade do cumprimento da Lei 10639, que ainda se encontra a passos lentos. Essa temática de estudo tem o intuito de em muito ampliar as reflexões que têm sido levantadas em nossa cidade a partir da contribuição de pesquisadores de diferentes Instituições de Pesquisa que preocupam-se com a implantação da Lei. Não se trata mais de um projeto a ser implantado nas escolas públicas e privadas, mas do cumprimento de uma legislação que tem a preocupação de contar às crianças e jovens a história da maneira como foi vivida e não apenas da maneira como foi escrita.
Currículo do Palestrante: Prof. Dr. Dagoberto José Fonseca
Possui graduação em Ciências Sociais pela PUC – SP, mestrado em Ciências Sociais pela PUC – SP, doutorado em Ciências Sociais pela PUC – SP e pós-doutorado em Educação pela UNICAMP. Atualmente é docente da Faculdade de Ciências e Letras – UNESP, Departamento de Antropologia, Política e Filosofia, Programa de Pós-Graduação em Sociologia – Campus de Araraquara; Chefe do Departamento de Antropologia, Política e Filosofia. Tem experiência na área de Antropologia e Sociologia, com ênfase em Antropologia das Populações Afro Brasileiras e Africanas, atuando principalmente nos seguintes temas: cidadania, educação, memória, corpo, identidade, imaginário, cultura, políticas públicas e organizações sociais.
Sobre o Bate-papo Cultural:
O Bate-papo é um evento mensal realizado pelo Arquivo Público em parceria com a Secretaria de Cultura e a Universidade Estadual Paulista – UNESP que promove em Rio Claro o encontro entre pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento e a comunidade, sempre com a motivação de apresentar um outro olhar para a realidade, como novos desafios a serem aprendidos. A proposta é possibilitar, por meio desses espaços de diálogo, a identificação e compreensão dos diferentes temas que estão sendo estudados, pesquisados e debatidos, e permitir que esse contato nos provoque a construir uma história diferente, onde aprendamos a nos posicionar como agentes do nosso dia a dia.
 Mediação do 41º Bate-papo Cultural: Prof. Romualdo Dias, Unesp/Rio Claro

O 41º Bate-papo Cultural foi realizado no dia 15 de Maio de 2012, terça-feira, às 20h, no Arquivo Público – Rua 6, n 3265, Alto do Santana, Rio Claro







Newsletter ASSER
Rio Claro

Deixe seu email e receba nossas novidades »