CENTRAL DE NOTÍCIAS


23/05/2012

40º Bate-papo Cultural



40º Bate-papo Cultural – “Espaços Alternativos: Lugares de Discussão e Democratização de processos artísticos”
 
 -  Dia 26 de Abril, às 20h, no Casarão da Cultura –
 O que temos a aprender com as artes? O que a arte “fala” que tanto fascina a humanidade? Sem arte há civilização?
O 40º Bate-papo Cultural se propõe a trazer uma reflexão de como os espaços alternativos de fazer artístico tem assumido um papel primordial na difusão e reflexão da arte contemporânea.  Estes espaços/lugares promovem a reflexão da arte contemporânea por meio de exposições, residências artísticas, palestras e oficinas fora dos centros e espaços habitualmente conhecidos como os Museus, Galerias e Instituições Públicas de fomento a arte e a cultura.
Como esse Bate-papo Cultural está integrado à Mostra Rio Claro de Arte Contemporânea com exposição aberta ao público, decidiu-se por transferir o evento para o Casarão da Cultura para que também se aproveite a ocasião para visitar e conhecer os artistas que ali expõem suas obras.
A Mostra Rio Claro de Arte Contemporânea tem a Curadoria do Artista Multimídia Renê Mainardi. Compõe a Mostra exposições, discussões sobre arte contemporânea e os espaços/lugares de fazer artístico que tendem a promover a democratização, a descentralização e a discussão sobre o apreciar, fazer e refletir arte, oficinas de arte.
Currículo da Convidada: Cecília Stelini
Artista visual formada pela FAAP/SP, com especialização em Artes Visuais no Instituto de Artes, UNICAMP. Recebeu forte orientação Conceitual que a levou a participar das JAC, de Walter Zanini, no MAC/USP. Fez vários cursos de aperfeiçoamento profissional, tais como: O Experimental Como Processo de Trabalho, com Lucia Py Espaço Cultural Yázigi, SP; Conceitos sobre Instalação, com Mary Drisctel IA/UNICAMP; Instalações Como Modalidade Contemporânea, com Marco do Valle, IA/UNICAMP; Entre pensar e sentir,Tópicos Especiais de História da Filosofia Contemporânea, com Luiz B.L. Orlandi, IFCH/UNICAMP e Reflexão sobre a Arte Contemporânea, com Sylvia Furegatti. Participou do workshop  A Arte da Performance, orientado por Idit Herman do Teatron Clipa de Tel Aviv / Israel.
Atua como artista experimental produzindo projetos de intervenções artísticas urbanas e performances. É membro fundadora do Grupo Pparalelo de Arte Contemporânea.
Em seu ateliê, AT|AL|609 – lugar de investigações artísticas ministra cursos voltados para a produção prática, além de acolher algumas das atividades do Grupo Pparalelo e organizar programas de residência para artistas brasileiros e estrangeiros, cursos e workshops.
 Sobre o Bate-papo Cultural:
O Bate-papo é um evento mensal realizado pelo Arquivo Público em parceria com a Secretaria de Cultura e a Universidade Estadual Paulista – UNESP que promove em Rio Claro o encontro entre pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento e a comunidade, sempre com a motivação de apresentar um outro olhar para a realidade, como novos desafios a serem aprendidos. A proposta é possibilitar, por meio desses espaços de diálogo, a identificação e compreensão dos diferentes temas que estão sendo estudados, pesquisados e debatidos, e permitir que esse contato nos provoque a construir uma história diferente, onde aprendamos a nos posicionar como agentes do nosso dia a dia.
 Mediação do 40º. Bate-papo Cultural: Sechi (Artista Multimídia, diretor da Sechiisland Micro Galery)
O 40º Bate-papo Cultural realizado no dia 26 de Abril de 2012, quinta-feira, às 20h, no Casarão da Cultura – Avenida 3, esquina da rua 7






Newsletter ASSER
Rio Claro

Deixe seu email e receba nossas novidades »