CENTRAL DE NOTÍCIAS


04/11/2010

Mesa Redonda - Os desafios da inovação Tecnologica



OS DESAFIOS DA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA NA DEMOCRATIZAÇÃO DA CULTURA E DO SABER

12 de novembro
Local – Anfiteatro – ASSER
Horário – 19h15min

O avanço tecnológico das últimas décadas promoveu uma grande transformação nas formas de transmissão e organização da informação. Nos dias atuais, o uso de novas tecnologias de informação e comunicação (NTIC) possibilitou uma reorganização política, econômica e cultural, novas formas de trabalho e, em geral, novas formas de interações humanas. A “Revolução Informacional” é acompanhada de uma reestruturação no sistema capitalista que depende de suas redes para a execução das transações organizacionais e mercadológicas. A “aldeia global”, teorizada de forma otimista por Marshall McLuhan na década de 60, tornou-se realidade e, apesar das desigualdades existentes ainda hoje, vem se expandindo e chegando às localidades mais longínquas. Preocupando-se com este panorama da sociedade atual esta mesa redonda propõe como temática refletir e discutir os efeitos das novas tecnologias para a produção, distribuição e consumo de bens culturais e educacionais, bem como seus impactos sobre o acesso à informação, à cultura e ao conhecimento.

PALESTRANTES:

Arakin Queiroz Monteiro (Doutorando em Ciências Sociais pela UNESP, professor das faculdades Unianhaguera e Eniac, pesquisador do GPOPAI/USP - Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas para o Acesso à Informação – desenvolve pesquisas referentes ao trabalho imaterial na internet).

Cleiton Daniel Alvaredo Paixão (Doutorando em Ciências Sociais pela UNESP, professor da Universidade UNINOVE, desenvolve pesquisas referentes aos temas de Política, Cultura e Economia e escreve periodicamente para a Revista Cultura e Mercado).

Leonardo Ribeiro da Cruz (Doutorando em Sociologia pela UNICAMP, pesquisador do GPOPAI/USP - Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas para o Acesso à Informação - e FAPESP, desenvolve pesquisas referentes ao acesso à cultura e direito autoral na internet).


Docente responsável: Fábio Luiz Tezini Crocco
Carga horária: 4 horas







Newsletter ASSER Rio Claro
Deixe seu email e receba nossas novidades »