CENTRAL DE NOTÍCIAS


20/09/2010

Professora da ASSER apresenta palestra no Rio de Janeiro



Professora da ESRC apresentará no próximo dia 22 de setembro na Fundação Casa de Rui Barbosa no Rio de Janeiro, uma palestra intitulada "O gosto inglês no Brasil". Essa palestra faz parte de uma série quinzenal nas áreas de memória, documentação, preservação e informação.

Para saber mais acesse o site: http://www.casaruibarbosa.gov.br/.

Memória & Informação

A Fundação Casa de Rui Barbosa promove, dentro da série Memória & Informação, a palestra O Gosto Inglês no Brasil: a presença britânica na formação dos subúrbios do Rio de Janeiro, Salvador e Recife no século XIX, ministrada pela arquiteta Carolina Bortolotti de Oliveira. O evento acontece no dia 22 de setembro, às 14h30, na sala de cursos. A entrada é franca.
:: Ementa
Essa pesquisa trata da formação dos subúrbios no Rio de Janeiro, Salvador e Recife  ao longo do século XIX, sob a ótica dos viajantes ingleses.
A partir da segunda metade do século XVIII, os subúrbios ingleses já se destacavam pelo gosto do jardim paisagem, dentro da estética do movimento pitoresco. Da arquitetura neoclássica, referente ao período Georgiano, ao ecletismo da era Vitoriana, buscou-se compreender de que modo a crescente classe média inglesa procurava os arredores idílicos e saudáveis das cidades industriais a fim de fixar suas residências.

:: Sobre o palestrante:
Carolina Bortolotti de Oliveira é arquiteta e urbanista, especialista em Patrimônio Arquitetônico e mestre em Urbanismo pela PUC-Campinas (2004). Doutoranda em História – área de política, memória e cidade, na UNICAMP. Professora do curso de arquitetura e urbanismo na ASSER – Rio Claro/SP







Newsletter ASSER
Rio Claro

Deixe seu email e receba nossas novidades »