CENTRAL DE NOTÍCIAS


18/04/2018

TEA – Transtorno de Espectro Autista e Ensino Superior



A ASSER Rio Claro, desde 2014 atende na clínica de saúde crianças com TEA e neste ano deu início (17/04) a um novo projeto. Os cursos de Pedagogia, Nutrição e Fisioterapia em parceria com o Centro de Habilitação Infantil “Princesa Victoria” irão atender crianças com TEA e seus responsáveis.

Serão organizados encontros semanais, nos quais as crianças terão oportunidade de realizar atividades diferenciadas organizadas e supervisionadas pela Pedagoga Dra. Daniela Abreu e a Nutricionista Ms. Valéria Ferratone. Os responsáveis também ganham atendimentos de orientação nutricional com o curso de Nutrição e avaliação postural com a Fisioterapia, coordenado pela Dra. Kelly Berni.

É importante mencionar que desde a Constituição Federal de 1988, diversas leis e decretos tem surgido para proporcionar direitos à pessoa com deficiência. Porém, somente em 2012 foi aprovada legislação específica para a pessoa com transtorno do espectro autista, a lei n°12.764/12 (Lei Berenice Piana – em alusão a mãe de um autista que lutou arduamente pela sua aprovação) que institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo, na qual o autista passa a ser considerado pessoa com deficiência para todos os efeitos legais.

Quanto ao ensino superior, segundo o MEC, a quantidade de matrículas de pessoas portadoras do espectro do autista tem aumentado na última década. Diante disso, identificamos a necessidade de maior compreensão e atenção a esses casos, nos atendo a algumas especificidades que possam vir a surgir e as medidas possíveis de serem aplicadas.

Num mundo tão diverso, no qual todos somos diferentes é preciso conhecer, respeitar e valorizar a diversidade. A educação é uma grande aliada para que tudo isso ocorra. Práticas como essa na ASSER contribuem para formação dos futuros profissionais sejam eles pedagogos, nutricionistas ou fisioterapeutas.






Newsletter ASSER Rio Claro
Deixe seu email e receba nossas novidades »