CENTRAL DE NOTÍCIAS


19/12/2017

VI Mostra de Iniciação Científica e a Semana do Conhecimento



A Faculdade ASSER de Rio Claro promoveu nos dias 4, 5 e 6 de dezembro a VI Mostra de Iniciação Científica e a Semana do Conhecimento. Conforme acontece desde 2014, os alunos dos cursos de Ensino Superior apresentam projetos resultados de pesquisas científicas. Com o intuito de incentivar professores e alunos na pesquisa acadêmica, o espaço trouxe painéis, oficinas e outras atividades das diversas áreas de atuação. Nesta edição, o tema traz uma reflexão de Cora Coralina: “Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina”.

Dentre os trabalhos apresentados, o professor Israel Ribeiro dos Santos comentou sobre a já tradicional apresentação da ponte de macarrão. Como parte da disciplina de Sistemas Estruturais, do curso de Engenharia Civil, a intenção é demonstrar como desenvolver cálculos de treliças, muito utilizadas nas construções de pontes. “A estrutura é feita de macarrão e a grande surpresa é a demonstração de que materiais frágeis podem suportar cargas altas”, comentou o professor.

Para a aluna do 4º período de Pedagogia, Melissa Camilo, a Iniciação Científica também traz importantes temas de discussão pública que devem ser colocados em pauta. “É preciso refletir que as crianças não são o que os adultos querem”, justificou Melissa ao abordar seu tema sobre igualdade de gênero. Em sua abordagem, ela comenta sobre a expectativa que os adultos colocam nas crianças, refletida em coisas simples, como o conceito de brinquedos de meninos e meninas.

“Esse fundamento abre margem para visões estereotipadas e preconceituosas de que menino deve brincar com brinquedos diferentes de meninas. Essa visão ainda é muito forte na escola”, argumentou a aluna. Ela disse que sua motivação veio do contato prático nas escolas, em seu estágio. Apesar do tema ser polêmico, como ela mesmo afirma, a iniciação científica lhe trouxe espaço para apresentar discussões, bem como para atenuar noções equivocadas.

A necessidade de aprofundar no conhecimento também motivou o aluno do 8º período de Engenharia Civil, Rodrigo Hebling, na questão da necessidade de preservação e tratamento de água. Ele comenta que, devido à demanda, diversos estudos vêm sendo feitos sobre os tratamentos de água. O trabalho de seu grupo centrou-se nos tipos de coagulantes para purificação de água.

Para ele, a importância do tema é estatístico, pois o trabalho comprovou que nas buscas em sites de pesquisa, o termo de qualidade de água está entre as palavras-chaves mais buscadas. Para tanto, o trabalho voltou-se para as formas de reaproveitamento dos lodos formados nos processos que utilizam coagulantes, para que não sejam simplesmente descartados, mas reaproveitados.

Para mais informações sobre a VI Mostra de Iniciação Científica e a Semana do Conhecimento, acesse: http://eventosasser.com.br/






Newsletter ASSER Rio Claro
Deixe seu email e receba nossas novidades »