CENTRAL DE NOTÍCIAS


08/11/2017

Dia da Alimentação: aliar ingestão equilibrada e estilo de vida saudável



Dia da Alimentação: aliar ingestão equilibrada e estilo de vida saudável contribui para qualidade de vida.

Dentre as necessidades básicas para a sobrevivência humana, a alimentação é alvo de estudos e está relacionada diretamente à qualidade de vida. No dia 16 de outubro, é comemorado nacionalmente o Dia da Alimentação e, pensando nisso, a Asser conversou com a coordenadora do curso de Nutrição, Valéria Ferratone, para falar dos assuntos mais em alta nos dias de hoje: a boa alimentação.

Condição indispensável à saúde, a alimentação exerce influência decisiva no crescimento e desenvolvimento dos indivíduos. A coordenadora comenta ser por meio dos alimentos ser possível obter os nutrientes essenciais à vida, seja a partir dos carboidratos, que incluem as massas, proteínas, como as carnes, além dos lipídios, sais minerais, vitaminas e água.

“A alimentação como condição básica do ser humano exige o cumprimento dos princípios da alimentação saudável”, ressalta a coordenadora ao detalhar dizendo ser importante considerar quantidade, qualidade, harmonia e adequação. Em outras palavras, significa saber alimentar-se conforme as necessidades, que varia de pessoa para pessoa, as quais são calculadas pelo profissional nutricionista habilitado para essa atividade conforme determina a legislação.

Para manter um estilo de vida saudável, a ciência da Nutrição tem papel fundamental para orientar quanto ao equilíbrio dos nutrientes e seus outros componentes, que Valéria explica ser as substâncias bioativas, que juntamente com sua ação, interação e balanço o organismo ingere, absorve, transporta, utiliza os componentes e excreta os resíduos.

“Com um plano alimentar individualizado com uma conduta nutricional respeitando a individualidade biológica de cada um e que se pode conscientizar e internalizar as orientações sobre alimentação e trocas inteligentes”, ressalta Valéria, dizendo ser importante aliar atividades físicas prazerosas prescritas por educadores físicos e uma boa noite de sono.






Newsletter ASSER Rio Claro
Deixe seu email e receba nossas novidades »