CENTRAL DE NOTÍCIAS


12/09/2017

Professora do curso de Fisioterapia publica Capítulo de Livro



No início de 2017 foi publicado o capítulo "Effects of Physical Activity on Walking in Individuals with Parkinsin´s Disease” no livro “Locomotion and Posture in Older Adults: the role of aging and movement disorders”, pelos autores Lilian Teresa Bucken Gobbi, Juliana Lahr, Diego Alejandro Rojas Jaimes, Mayara Borkowske Pestana e Paulo Henrique Silva Pelicioni. Neste capítulo os autores desenvolvem a relação entre o exercício físico e o andar nessa população.

Os comprometimentos do andar são um dos comportamentos mais incapacitantes de pacientes com doença de Parkinson (DP). No capítulo é abordado o efeito dos diferentes tipos de programas de exercícios físicos (tipo, duração e frequência) nos parâmetros do andar. No capítulo conclui-se que apesar de haver evidências dos benefícios do exercício físico na melhora dos comprometimentos do andar, ainda não há um consenso sobre quais são as melhores características das intervenções para promover maiores efeitos no andar de paciente com DP.

A experiência de escrever e publicar um capítulo de livro é profissionalmente enriquecedora. Relatar as experiências e resultados de pesquisa em um livro internacional certamente gera visibilidade e demonstra a qualidade das pesquisas que são realizadas no Laboratório de Estudos da Postura e Locomoção – LEPLO da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP/RC, do qual faço parte. Acredito que o docente deve aprimorar suas habilidades em três grandes áreas: no ensino em sala de aula, em projetos de extensão, como em intervenção com pacientes, e na pesquisa científica. Realizar pesquisa atualiza os conhecimentos transmitidos em sala de aula e orienta a prática em projetos de intervenção. Desta forma, acredito que esta publicação repercute diretamente nos meus papéis como docente na Asser, trazendo conhecimento atualizado aos alunos.






Newsletter ASSER Rio Claro
Deixe seu email e receba nossas novidades »