CENTRAL DE NOTÍCIAS


12/05/2017

Integração entre Estado e municípios é destacada em seminário.



Representantes de municípios da região de Campinas participaram Seminário para fortalecer políticas públicas municipais de segurança alimentar.

Seminário reuniu representantes da região de Campinas para fortalecer políticas públicas municipais de segurança alimentar. Nesta sexta-feira, 12 de maio, do I Seminário e Oficina de Segurança Alimentar da Regional de Campinas. O evento foi realizado no auditório da Faculdade Asser, no campus de Rio Claro pela Comissão Regional (CRSAN) do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Consea-SP), ligado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento paulista, para aprofundar as ações e políticas públicas de segurança alimentar e planejar o próximo passo para avanço na implantação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) no nível municipal.

O secretário executivo do Consea-SP, José Valverde Machado Filho, iniciou os debates falando sobre as ações de fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), em âmbito municipal. “A intensificação de ações junto aos municípios segue orientações do governador Geraldo Alckmin e do secretário Arnaldo Jardim para fortalecer aa segurança alimentar na perspectiva da assistência social, da saúde pública e da agricultura, realizada em harmonia com o meio ambiente“, destacou Valverde.

Os representantes das administrações municipais, bem como agentes da sociedade conheceram mais sobre o sistema de Compras Públicas da Agricultura Familiar, desenvolvido pela Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), da Pasta Estadual para simplificar o acesso dos produtores aos editais de compras públicas, com a finalidade principal de fornecer alimentos para a merenda das escolas.

Um dos programas que possibilita a aquisição dos alimentos, o Programa Paulista da Agricultura de Interesse Social (Ppais), foi detalhado aos participantes pela gerente de Produção e Renda da Secretaria de Justiça e da Defesa da Cidadania (Itesp), Renata Vieira de Miranda Cunha.

Importante referência para ampliar a qualidade da alimentação da população, o Novo Guia Alimentar para a População Brasileira foi tema da palestra da coordenadora estadual das Ações de Alimentação e Nutrição da Secretaria de Estado da Saúde, Adriana Bouças Ribeiro.

Ao final das palestras, os participantes puderam esclarecer dúvidas na prática, durante a oficina “Aprofundando conhecimentos e planejando o Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional – Sisan, em nível Municipal”, ministrada pela docente da Unesp, Maria Rita Marques de Oliveira.

Estiveram presentes representantes de Araras, Botucatu, Campinas, Cordeirópolis, Hortolândia, Indaiatuba, Jundiaí, Leme, Limeira, Rio Claro, São João da Boa Vista, São José do Rio Pardo, Sorocaba, Serra Negra e Sumaré.

Diretora do Departamento de Gestão de Programas Complementares da Secretaria Municipal de Assistência Social de Rio Claro, Fabiana Heguis ressaltou que o evento foi muito positivo. “Os temas explanados foram de extrema importância para o fortalecimento da segurança alimentar e nutricional nos municípios. É importante manter essa parceria com o Consea-SP, para disseminar e aperfeiçoar as políticas públicas”, concluiu.

Fonte: http://www.agricultura.sp.gov.br/noticias/integracao-entre-estado-e-municipios-e-destacada-em-seminario-realizado-pelo-consea-sp-em-rio-claro/#.WSwfxq9UV10.email






Newsletter ASSER
Rio Claro

Deixe seu email e receba nossas novidades »