CENTRAL DE NOTÍCIAS


20/02/2017

ASSER participa da I Conferência Municipal de Saúde da Mulher



No dia 18 de fevereiro de 2017, os cursos de Farmácia, Fisioterapia e Nutrição, representados por suas coordenadoras e professoras, participaram da I Conferência Municipal de Saúde da Mulher.

O Conselho Municipal de Saúde de Rio Claro, em conjunto com a Fundação Municipal de Saúde, realizou a Conferência Municipal de Saúde das Mulheres, nas dependências do Núcleo Administrativo Municipal (NAM). 
Acompanhando as diretrizes do Ministério da Saúde, o tema central do evento foi “Saúde das mulheres: desafios para a integralidade com equidade”. Além dos grupos de discussão, houve palestra com a médica Estela Pedreira do Conselho Estadual de Saúde.

A conferência municipal é a etapa que antecede as atividades em âmbito estadual e nacional. Neste ano, o objetivo é propor diretrizes para a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres.

A partir do eixo central foram discutidas propostas em quatro temas: o papel do Estado no desenvolvimento socioeconômico e ambiental e seus reflexos na vida e na saúde das mulheres; o mundo do trabalho e suas consequências na vida e na saúde das mulheres; vulnerabilidades e equidade na vida e na saúde das mulheres; políticas públicas para as mulheres e a participação social.

Um dos objetivos foi reunir vários segmentos da população no debate da política nacional de atenção integral à saúde das mulheres e nas políticas de equidade. Entre esses segmentos estão a população negra (foco de temas como racismo, desigualdades étnico-raciais e racismo institucional); população LGBT (discriminação por orientação sexual e identidade de gênero/preconceito e estigma social); população em situação de rua (reconhecimento dessas pessoas como cidadãos de direitos); e população do campo, da floresta e das águas (redução de riscos decorrentes dos processos de trabalho e das tecnologias agrícolas).

Na Conferência foram elencada propostas que serão discutidas na Conferência Regional e a Faculdade ASSER será representada pela profa. Valéria Ferratone.






Newsletter ASSER Rio Claro
Deixe seu email e receba nossas novidades »