CENTRAL DE NOTÍCIAS


21/11/2016

Falta pouco para terminar restauração do Museu Histórico de RC



Com a colocação das janelas, que está em andamento, as obras de restauração do Museu Histórico e Pedagógico “Amador Bueno da Veiga”, no Centro Histórico de Rio Claro, chegam a 98% do trabalho concluído. Ao vistoriar as atividades na manhã de quinta-feira (17), o prefeito Du Altimari foi informado que faltam apenas os retoques finais. “Falta finalizar o assoalho, e fazer a colocação de vidros e pintura das janelas”, explica.

De acordo com o Estúdio Sarasá, que executa a restauração, as etapas de colocação do forro, luminárias e portas, e instalação do elevador, já foram integralmente concluídas. Após a entrega do prédio restaurado será iniciado o trabalho de museologia, no qual serão definidos, entre outros detalhes, a disposição do acervo dentro do museu.

O trabalho de restauração do Museu Histórico e Pedagógico “Amador Bueno da Veiga” é minucioso e acontece devido a incêndio que destruiu praticamente toda a estrutura do prédio histórico.

Com a restauração, as instalações agora seguem padrão de importantes museus nacionais e internacionais. Por fora foi recuperada a estrutura histórica e, por dentro, a concepção reflete o que de mais atual existe em termos de museu. Os amplos salões, criados em três pavimentos – dos dois que existiam – poderão receber muitos eventos.

O museu fica na Avenida 2 com a Rua 7 e é tombado como patrimônio histórico. Cento e dez toneladas de ferro sustentam o novo desenho do museu, em obra que é acompanhada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).






Newsletter ASSER
Rio Claro

Deixe seu email e receba nossas novidades »