CENTRAL DE NOTÍCIAS


30/10/2016

Alunos de Arquitetura e Urbanismo visitam conjunto habitacional



Alunos de Arquitetura e Urbanismo visitam canteiro de obra de empreendimento habitacional construído com autogestão na Zona Leste de São Paulo.

Os conjuntos habitacionais Florestan Fernandes e José Maria Amaral totalizam um único empreendimento que abrigará 396 famílias. O empreendimento visitado está sendo construído através do programa MCMV Entidades, modalidade voltada para entidades sem fins lucrativos, como por exemplo, movimentos sociais, cooperativas, associações comunitárias, entre outras.

A entidade organizadora é o MTST Leste 1 – Movimento de Trabalhadores Sem Terra Leste 1, importante movimento de moradia que atua na Grande São Paulo desde a década de 1980, na luta por temas que envolvem o direito à moradia e à cidade. O projeto é da ONG “Ambiente Arquitetura”, escritório que presta assessoria técnica à movimentos sociais urbanos há 25 anos.

Neste programa, todo o processo – desde a escolha da área, o desenvolvimento do projeto até a obra em si – é feita de forma participativa, por meio de autogestão. Este procedimento prevê que os recursos sejam geridos pelo movimento de moradia, em conjunto com as famílias beneficiárias, que também participam de algumas atividades no canteiro de obras, em mutirão. Todo trabalho é assistido pela assessoria técnica e por técnicos sociais, e resulta em qualidade urbanística e arquitetônica bastante relevante.

Durante a visita técnica, os alunos, acompanhados pela Profa. Dra. Camila Camargo, também percorreram o Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes, o Centro de Educação Unificado - CEU Inácio Monteiro e o SESC Belenzinho.






Newsletter ASSER
Rio Claro

Deixe seu email e receba nossas novidades »