20/10/2016

Elektro e Instituto Akatu oferecem oficina para líderes em RC

Nos dias 25 e 26 de outubro, Rio Claro (SP) receberá uma oficina sobre Consumo Consciente de energia elétrica direcionada para representantes de ONGs (Organização Não Governamental) do município e pessoas que desenvolvem trabalhos sociais com a população. Realizada pela Elektro e Instituto Akatu, instituição que há 15 anos trabalha com o consumo consciente, a oficina pretende sensibilizar e estimular seus participantes para a mudança de hábito em relação ao consumo de energia, formando multiplicadores de práticas sustentáveis.

Trabalhar este tema com a sociedade é fundamental, pois em média, o Brasil desperdiça 10% de eletricidade. Dentro de casa, o desperdício chega a 15%. “Nosso objetivo é sensibilizar sobre a importância da adoção de novas práticas de consumo consciente de energia elétrica e, com isso, evitar o desperdício e contribuir com o bem-estar de todos”, explica Marilda Rahal, coordenadora do projeto.

As atividades somam, no total, 16 horas de teoria com exercícios práticos e que incentivam a participação e a interatividade do grupo. No roteiro do primeiro dia, alguns dos temas abordados são: “sustentabilidade x insustentabilidade: o que tenho a ver com isso?”; consumo consciente e estilos sustentáveis de vida; dicas mobilizadoras sobre como economizar energia elétrica; o papel do multiplicador e a importância do planejamento.

Já no segundo dia, a reflexão é voltada para a exemplificação de atuação dos multiplicadores; ideias de materiais de apoio; comunicação e cuidados ao multiplicar e plano de ação para as atividades de multiplicação.

Essa oficina faz parte do projeto “Projeto Prioritário de Eficiência Energética” iniciado em junho pela Elektro em parceria com o Instituto Akatu. “Na Elektro, promovemos a Sustentabilidade por meio da educação e da conscientização sobre o uso eficiente dos recursos. Esta é a energia que nos estimula e motiva a fazer sempre mais”, afirma Heron Fontana, gerente executivo de planejamento estratégico da Elektro.

Ao longo de 2016, atividades presenciais e conteúdos desenvolvidos pelo Instituto irão promover a sensibilização e mobilização de escolas e comunidades em torno do tema consumo consciente de energia elétrica. Estudantes, professores, gestores de escolas, famílias, ONGs e colaboradores da Elektro poderão vivenciar as várias ações programadas pelo projeto.

Data: 25 e 26 de outubro
Local: Faculdades Asser - Campus Rio Claro
Endereço: Rua Sete, 1.193, Centro, Rio Claro (SP)
(http://www.akatu.org.br/Institucional/SalaDeImprensa/Releases/Elektro-e-Instituto-Akatu-oferecem-oficina-para-lideres-comunitarios-em-Rio-Claro-SP)