CENTRAL DE NOTÍCIAS


26/09/2016

1° Semana da Pessoa Surda da Asser propõe discussão do surdo



Em comemoração ao Dia da Pessoa Surda, celebrado no último dia 26 de setembro, a faculdade Asser de Rio Claro promove a primeira edição da Semana da Pessoa Surda, por meio da discussão de temas de relevância ao público e abordagens culturais. Os eventos são gratuitos e abertos à toda comunidade local.

Apesar de atualmente haver fóruns de discussões e políticas de inclusão social, há pouco mais de 15 anos, o cenário era diferente em relação à formação de pessoas com surdez. Após a promulgação da Lei n° 10.436, de 24 de abril de 2002, em que foi reconhecida a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como meio de comunicação legal, o tema passou a ser levado em consideração com mais afinco nas escolas e instituições de ensino superior.

Já a partir do decreto n° 5626, incluiu-se como disciplina curricular obrigatória o ensino de Libras, com destaque para cursos de Licenciatura. A faculdade Asser, seguindo as recomendações, tem em sua grade curricular a disciplina e dá um passo além, promovendo a inclusão também no corpo docente, pois as aulas são ministradas pelo professor João da Cruz Alves da Costa, deficiente auditivo.

“Foi um desafio, no início, mas a resposta dos alunos tem sido muito positiva, e também para o próprio professor”, disse a vice-diretora da faculdade Asser, professora Daniela de Abreu, sobre a inclusão do professor.

Programação

Na abertura oficial do evento, o professor João da Cruz apresentou pontos relacionados à pessoa Surda na Sociedade. Nesta terça-feira, 27, o palestrante Bell Rezende trata sobre questões de preconceitos sofridos pelos deficientes auditivos e quais as formas de combater a discriminação. Na quarta-feira, 28, o tema “Valorização e Empoderamento” será ministrado por Yanca, a partir das 19h.

Dando seguimento, na quinta-feira, 29, a partir das 19h, o palestrante Niuro Ribeiro fará explanação sobre a sociedade, de modo geral, quanto às relações com o público com deficiência auditiva. Paralelamente, haverá atividade cultural, com apresentações de dança de rua, com Sonic. Encerrando a programação, no dia 03 de outubro, às 14h30, haverá Oficina de Beleza e Cultura, com Belinha Mega Her.

Os eventos acontecem na sede da faculdade ASSER, que fica na Rua 07, 1193, no centro de Rio Claro. Para mais informações, acesse o site www.asser.edu.br ou entre em contato por meio do telefone (19) 3523-2001.






Newsletter ASSER Rio Claro
Deixe seu email e receba nossas novidades »