CENTRAL DE NOTÍCIAS


05/09/2016

ASSER marcam presença no Festival de Inverno no Philarmônica



Após 13 dias de apresentações artísticas e culturais, o Festival de Música de Inverno de Rio Claro encerrou comemorando a inauguração do espaço Cultural "Sociedade Philarmônica Rio-clarense", marcando a restauração de um local de riqueza histórica para o município. A faculdade ASSER participou da celebração e esteve presente por meio dos alunos do curso de Pedagogia.

A abertura ocorreu no dia 16 de agosto e contou com apresentações gratuitas, tanto no espaço cultural da Philarmônica, como no Palco Jog Music. Dentre as participações, o Festival de Inverno contou com atrações internacionais, como do músico norte-americano Raymond Scott Graham e do angolano Abel. Destaque especial para os nomes locais, como do bateirista Maurício Zottarelli, que vive em Nova York, e do conjunto Choro Guilherme.

Para a coordenadora do curso de Pedagogia, Dra. Daniela Cristina Lopes de Abreu, eventos como festival também traz benefícios à formação acadêmica dos alunos. "O contato com os espaços locais de cultura e educação auxiliam na formação do professor, que não se restringe apenas às atividades em sala de aula", ressaltou a coordenadora que acredita ser importante conhecer a história da cidade para formação profissional e social.
A Philarmônica Rio-clarense
Com data de fundação em meados de 1870, o prédio da Philarmônica Rio-clarense foi inaugurado pouco antes do Gabinete de Leitura (1890). Construídas por iniciativas particulares, na maioria das vezes, de cafeicultores e de grandes proprietários da cidade, os espaços, no entanto passaram a ser patrimônios públicos e hoje guardam riquezas memoráveis da história local.

Na Philarmônica, davam-se saraus dançantes, musicais e literários e a apresentação dos melhores e mais reputados artistas da música e da oratória. Eram locais de reuniões e de encontros da sociedade rio-clarense, segundo seus fundadores, espaços para a educação cultural da comunidade local.








Newsletter ASSER
Rio Claro

Deixe seu email e receba nossas novidades »