CENTRAL DE NOTÍCIAS


26/07/2016

Cidadão de Papel: Pedagogia mantém parceria com Guarda Mirim



A faculdade Asser em parceria com a Guarda Mirim mantém o projeto social Cidadão de Papel, ministrado por alunos de Pedagogia sob a supervisão e direcionamento da coordenadora do curso, Daniela de Abreu. No último mês de maio, ocorreu mais uma etapa, com a finalidade de possibilitar aos alunos da graduação a identificação da importância da educação além das acomodações acadêmicas.

Com a temática cidadania, o projeto é fundamentado no livro homônimo do jornalista Gilberto Dimenstein. Conforme a coordenadora, a aplicação prática da disciplina Educação Social cumpre com os objetivos apregoados na obra, que visa atenção às problemáticas de crianças, adolescentes e jovens.

De acordo com o escopo do projeto, trabalhar com temas como cidadania, ética, mortalidade infantil, desnutrição entre outros quase sempre se apresentam aos professores e aos alunos como algo árduo e cansativo, no entanto, o livro em questão aborda estas questões de forma consciente e prazerosa para seus leitores.

“Em primeiro lugar é preciso fazer com que nossos jovens se espantem com esta realidade e não queiram fazer parte das estatísticas de violência”, afirma a coordenadora, que acredita que se houver a sensibilização quanto a tais fatos não serem normais, haverá avanço significativo para alterar essa situação.

Para Daniela, não se pode apenas ensinar aos adolescentes a cidadania de forma teórica, deve-se, ademais, “mostrar caminhos para que a cidadania também se construa no cotidiano das pessoas”. Para tanto, o objetivo é conscientizá-los com base na realidade brasileira, fazendo com que observem as notícias com mais atenção e principalmente consigam enxergar seus papéis para com estas informações.

“Não basta ter acesso à informação sem saber trabalhar com elas e nem tampouco conhecer uma realidade sem se reconhecer nela”, conclui.






Newsletter ASSER
Rio Claro

Deixe seu email e receba nossas novidades »