CENTRAL DE NOTÍCIAS


13/10/2014

MAIOR PARTE DOS CANDIDATOS É FORMADA POR MULHERES E NEGROS




A maior parte dos inscritos para a edição de 2014 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é composta por mulheres, pessoas negras, estudantes que já concluíram o ensino médio e candidatos oriundos da região Sudeste. Mais de 8,7 milhões estudantes farão, nos dias 8 e 9 de novembro, as provas do exame.
Entre os participantes, 4.990.025 já concluíram o ensino médio, enquanto 1.748.588 devem terminá-lo este ano. As mulheres representam 58,11% candidatos – mais de 5 milhões. O perfil dos participantes também mostra que 57,91% dos inscritos se declararam negros e 37,7%, brancos.
De acordo com o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Chico Soares, a Lei de Cotas [Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012] explica a grande participação dos negros no exame. "Com as cotas, tivemos os alunos negros vindo para o Enem e procurando usar uma oportunidade que antes não estava aberta", disse. "Percebe-se uma mudança de acolhimento na educação superior ensino superior via Enem."
A divisão geográfica dos inscritos aponta que a região Sudeste tem a maior parte dos participantes; são 35,27%, seguido das regiões Nordeste, com 32,99%; Sul, com 11,97%; Norte, com 10,89%, e Centro-Oeste, com 8,85%. São Paulo, que tem 15,19% dos candidatos, Minas Gerais (11,23%) e Bahia (7,63%) são os estados com maior percentual de inscritos.
O Enem será realizado em dois dias. No primeiro os estudantes terão quatro horas e meia para fazer as provas de história, geografia, filosofia, sociologia, química, física e biologia. No segundo dia os participantes terão cinco horas e meia para fazer as provas de matemática, língua portuguesa, literatura, artes, educação física, tecnologias da informação e comunicação e língua estrangeira, além da redação. Nos dois dias as provas terão início às 13 horas, no horário de Brasília.
Para responder a prova, o estudante deve apresentar um documento de identidade com foto e preencher o caderno de respostas com caneta esferográfica preta. O aluno só pode deixar o local da prova duas horas após o início do exame e só terá permissão para levar o caderno de questões se sair nos trinta minutos finais do horário de prova.






Newsletter ASSER Rio Claro
Deixe seu email e receba nossas novidades »