CENTRAL DE NOTÍCIAS


24/09/2014

75º BATE PAPO CULTURAL - PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL



O Patrimônio Cultural Imaterial ou Intangível compreende as expressões de vida e tradições que comunidades, grupos e indivíduos em todas as partes do mundo recebem de seus ancestrais e passam seus conhecimentos a seus descendentes. Fonte: site da UNESCO
 
Dia 24 de setembro. Às 20h, no Arquivo Público.
Evento gratuito. Participe!!!

O patrimônio imaterial é tema do 75º Bate-papo Cultural que será realizado na próxima quarta-feira, 24, às 20h, no Arquivo Público e Histórico de Rio Claro. O professor de história Rodrigo Modesto do Nascimento falará como o patrimônio cultural imaterial ou intangível compreende as expressões de vida das comunidades em todas as partes do mundo.

Mestre em história pela Unesp de Assis e doutor em história pela PUC de São Paulo, Rodrigo Modesto leciona no Centro Universitário Claretiano e na Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.

Em sua palestra “Patrimônio Imaterial: Diversidade, Conflito e História” o pesquisador abordará como os indivíduos e os grupos das sociedades recebem as tradições de seus ancestrais e passam seus conhecimentos a seus descendentes.

A aula apresenta também a historicidade do conceito do patrimônio imaterial do Brasil. Traça o assunto desde a elaboração do anteprojeto do Serviço do Patrimônio Artístico Nacional (SPAN) até o momento atual, com o decreto federal nº 3.551/2000 que instituiu o “registro” como instrumento de preservação dos bens de natureza imaterial.

Com pesquisas desenvolvidas no campo do patrimônio cultural, Rodrigo Modesto realiza estágio de pós-doutorado na Unesp de Rio Claro. Foi professor na Uenp de Jacarezinho, no Paraná, e coordenou o programa de desenvolvimento educacional da secretaria estadual de educação do Paraná.

Após a palestra será aberto um debate com os participantes. O Bate-papo Cultural é aberto ao público, conta com sorteios de quites com produtos do Arquivo e oferece certificado de participação.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3522.1938 e pelo site http://www.aphrioclaro.sp.gov.br/. O Arquivo Público se localiza na Rua 6, nº 3265, Alto do Santana, no Núcleo Administrativo Municipal (NAM).
 
 
--

Arquivo Público e Histórico do Município de Rio Claro
http://www.aphrioclaro.sp.gov.br/ / Facebook: Arquivo De Rio Claro
Rua 6, nº 3265 - Alto do Santana. CEP: 13504-099
Telefones: (19) 3522-1935 | 3522-1938 | 3522-1948







Newsletter ASSER
Rio Claro

Deixe seu email e receba nossas novidades »