CENTRAL DE NOTÍCIAS


28/08/2014

NOVA DOUTORA NO CURSO DE PEDAGOGIA DA ASSER RIO CLARO




A professora Alessandra Cain, do curso de Pedagogia e Educação Física da ASSER – Rio Claro, defendeu no último dia 13 sua tese de doutorado. O trabalho intitulado “A organização do trabalho pedagógico na escola e o sistema apostilado de ensino: estudo de caso”, orientado pela Profa. Dra. Maria Teresa Miceli Kerbauy da UNESP – Araraquara.
A coordenação e direção da ASSER parabeniza a nova doutora. O curso de Pedagogia tem 90% do corpo docente com mestrado e doutorado e nota 4 nas últimas avaliações externas.
Confira algumas fotos!
Maiores informações: O trabalho buscou compreender e analisar as consequências do uso do sistema apostilado de ensino enquanto material estruturado para a organização do trabalho pedagógico na escola. O enfoque metodológico foi a pesquisa qualitativa, por meio de estudo de caso em um município paulista, em duas escolas públicas municipais que atendem exclusivamente os anos iniciais do ensino fundamental. Constatou-se que o uso do sistema apostilado de ensino interfere na organização do trabalho pedagógico e no Projeto Político Pedagógico das escolas ao padronizar e homogeneizar o conteúdo curricular e ao excluir os professores da autoria de seu próprio trabalho, restringindo sua autonomia pedagógica. No entanto, nas escolas residem possibilidades para o exercício da autonomia escolar, pois ao criarem outras estratégias para a (re)organização da prática docente, os profissionais do magistério criaram novas possibilidades de organização do trabalho pedagógico nas escolas. Apesar do caráter limitado da autonomia nos contextos escolares, parece-nos que essas são alternativas que podem caracterizar a “fidelidade” desses profissionais aos seus objetivos e interesses.






Newsletter ASSER Rio Claro
Deixe seu email e receba nossas novidades »