CENTRAL DE NOTÍCIAS


13/05/2014

CASARÃO DA CULTURA APRESENTA EXPOSIÇÃO ARTE E FUTEBOL



Em comemoração à Copa do Mundo 2014, sediada no Brasil, a Secretaria Municipal de Cultura de Rio Claro abre neste sábado (10), às 9 horas, no Casarão da Cultura, a Exposição Arte e Futebol.
A mostra é organizada pelo Casarão da Cultura em homenagem ao esporte mais popular do País, verdadeira paixão nacional, e ao sentimento de patriotismo que invade os cidadãos durante a competição.
“Arte e Futebol” reúne 26 pinturas de 13 artistas e tem a curadoria da museóloga paulistana Diná Queiroz Jobst.
Os pintores, homens e mulheres brasileiros, oriundos de grandes centros urbanos e de cidades do interior, provenientes de São Paulo, Taubaté, São José dos Campos, Conchal, Mogi das Cruzes, Avaré e Presidente Epitácio, entre outras - mostram nesta exposição seus talentos na maneira diferenciada de representar nas telas suas grandes paixões.
Como objetivo a mostra quer reafirmar a identidade cultural do povo brasileiro, por meio das obras de artistas primitivos ou naïfs ( ingênuo em francês ), revelando a paixão pelo futebol , pelas tradições, a natureza e o cotidiano, observando, sobretudo, o caráter inventivo, original e espontâneo que compõe a arte ingênua.
Autodidatas, seja por falta de oportunidade ou por teimosia, os pintores naïfs querem encarar a tela branca e expressar-se sem interferência de ninguém, procurando a liberdade de composição, perspectivas e cores. O resultado é uma impressionante mistura de cores nos cenários mais variados.
A exposição permanecerá aberta ao público até o dia 08 de junho, de segunda a sexta-feira das 9 às 12 horas e das 13 às 17 horas. Aos sábados e domingos a mostra pode ser vista das 9 às 13 horas.
A entrada é franca e o Casarão da Cultura fica na Avenida 3, 568, Centro, esquina com a Rua 7.







Newsletter ASSER
Rio Claro

Deixe seu email e receba nossas novidades »