CENTRAL DE NOTÍCIAS


19/03/2014

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO PROMOVE O USO DO SOFTWARE 3D ALICE



Coordenador do Curso de Sistemas de Informação promove o uso do Software 3D Alice para o ensino de programação.


A partir de atividades realizadas por alunos do curso de Sistemas de Informação da ASSER de Rio Claro, o professor e coordenador Erik Aceiro Antonio desenvolveu um trabalho para motivar e despertar o interesse dos alunos pelo aprendizado de programação no curso de Sistemas de Informação.


O trabalho intitulado - "O uso do Software Alice 3D como Motivação para o
Ensino-Aprendizado de Programação: Exemplos de Atividades para o Curso de Sistemas de Informação" foi aceito no 4. evento do Software Alice Brasil (http://www.alicebrasil.com.br/). A seguir segue um breve resumo do trabalho:


Devido à dificuldade no aprendizado de disciplinas de Linguagem de Programação, tem se verificado uma crescente evasão dos estudantes nos cursos da área de Computação. Para minimizar esse problema, ferramentas didáticas têm sido utilizadas na tentativa de inverter esse cenário. No entanto, nota-se uma carência de relatos de professores, sobre a aplicação de tais ferramentas visando motivar e despertar o interesse dos alunos pela área.
Pensando nisso, este artigo apresenta exemplos de atividades reais feitas em sala de aula com alunos de graduação do curso de Sistemas de Informação, utilizando o software Alice 3D. Foram definidas cinco atividades sequenciais, sendo que todas as atividades foram estruturadas no ambiente Moodle. Os roteiros das atividades desenvolvidas são apresentados nesse trabalho, bem como os resultados obtidos na caracterização do perfil de aprendizado de cada aluno. Os resultados obtidos sugerem que mais de 50% dos estudantes tiveram uma efetividade de pelo menos 70% em relação a um gabarito inicialmente definido.


O trabalho completo pode ser acessado no endereço eletrônico - http://www.mackenzie.com.br/fileadmin/Graduacao/EE/Eventos/Alice_Brasil/Arqs_2014/Anais_2013.pdf







Newsletter ASSER Rio Claro
Deixe seu email e receba nossas novidades »