CENTRAL DE NOTÍCIAS


11/11/2013

62º BATE-PAPO CULTURAL - COM Dra DANIELA CRISTINA LOPES DE ABREU



62º BATE-PAPO CULTURAL: “AS ESTRATÉGIAS DE ESCOLARIZAÇÃO PRIMÁRIA NA CIDADE DE RIO CLARO – 1890-1920″
- por Dra. Daniela Cristina Lopes de Abreu -
Data: 12 de novembro de 2013, terça-feira, às 20h
No Gabinete de Leitura – Av. 4, 427 – Centro. Rio Claro-SP
Neste 62º Bate-papo Cultural, relataremos o mapeamento das instituições educativas criadas na Primeira República, procurando analisá-las nas suas múltiplas estratégias de escolarização primária. No início do período republicano, Rio Claro, como muitas outras do interior do Estado, passou por diversas transformações, experimentando um acelerado desenvolvimento como produtora de café e com a chegada da linha férrea. O oeste paulista, região na qual se encontra Rio Claro, também se destacou pela participação na política regional. Não há como negar que há diferenças na dinâmica do movimento de escolarização primária observado no caso da capital paulista e no caso das cidades do inter ior. Fatores sociais, entre outros, moldam e alimentam essas dinâmicas. Neste sentido, faz necessário indagar sobre as formas de escolarização implementadas pela cidade de Rio Claro no setor público e privado.
Sobre a convidada:
Daniela Cristina Lopes de Abreu possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Araraquara – (1999), especialização em Alfabetização pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Rio Claro – (2000) e mestrado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Araraquara – (2004). Doutora pela USP – na linha de pesquisa História da Educação e Historiografia. Pesquisadora do Núcleo Interdisciplinar de História da Educação â �“ Niephe – USP. Coordenadora do curso de Pedagogia da Escola Superior de Tecnologia e Educação de Rio Claro e dos cursos de pós-graduação Lato-sensu em Psicopedagogia Institucional e Clínica; Alfabetização e Letramento; e, Atendimento Educacional Especializado. Professora do Ensino fundamental da rede municipal de Rio Claro tem experiência na área de Educação fundamental e ensino superior.
Sobre o Bate-papo Cultural:
O Bate-papo é um evento mensal realizado pelo Arquivo Público em parceria com a Secretaria de Cultura e a Universidade Estadual Paulista – UNESP que promove em Rio Claro o encontro entre pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento e a comunidade, sempre com a motivação de apresentar um outro olhar para a realidade, como novos desafios a serem aprendidos. A proposta é possibilitar, por meio desses espaços de diálogo, a identificação e compreensão dos diferentes temas que estão sendo estudados, pesquisados e debatidos, e permitir que esse contato nos provoque a construir uma história diferente, onde aprendamos a nos posicionar como agentes do nosso dia a dia.
Mediação do 62º Bate-papo Cultural: Prof. Romualdo Dias – UNESP/Rio Claro-SP
Evento gratuito. Será fornecido certificado de participação.
 
Realização: Prefeitura Municipal de Rio Claro | Arquivo Público e Histórico | UNESP-Campus RC
Dia 12 de novembro de 2013, terça-feira, às 20h,
no Gabinete de Leitura – Avenida 4, 427.  Centro - Rio Claro/ SP






Newsletter ASSER Rio Claro
Deixe seu email e receba nossas novidades »