CENTRAL DE NOTÍCIAS


13/09/2013

ESCOLINHA DA CARACU É TEMA DE RODA DE CONVERSA



Big Dário e convidados participam da 4ª Roda de Conversa, realizada pelo Arquivo Público e Histórico de Rio Claro, no dia 16 de setembro (segunda-feira) às 20 horas, para falarem sobre a antiga Escolinha da Caracu. O encontro é aberto ao público e tem o objetivo de reunir subsídios para a ampliação do acervo do Arquivo e registrar a memória da escola primária.
 
“Convidamos as pessoas que estudaram na saudosa Escolinha da Caracu para darem seus depoimentos e registrarmos a iniciativa de uma empresa que também desenvolveu um trabalho social em Rio Claro”, diz o músico Big Dário. “Nesta campanha solicitamos às pessoas que tiverem fotografias da escola a emprestarem ao Arquivo Público para que possam ser digitalizadas”, explica.

Fundada por Nicolau Scarpa, a Escolinha da Caracu funcionou em Rio Claro nas décadas de 50 e 60, instalada na Avenida 2 com a Rua 8. Além desta de nível primário, denominada Escola Dona Joaquina Scarpa, a Cervejaria Caracu implantou também no município uma creche - na Rua 8 com a Avenida 4, o Educandário Maria Goretti - na Rua 1, e a Casa de Nossa Senhora - na Rua 2 com a Avenida 14.

O “Nosso Clube”, como era conhecido o Clube Recreativo dos Funcionários da Cervejaria Caracu, funcionava no prédio que hoje abriga o Senac, na avenida 2 entre as ruas 8 e 9. “Era um ponto de encontro e espaço cultural. Sob a coordenação do gerente Fausto Brunini, aconteciam os bailinhos e as sessões de cinema”, conta Big Dário.
 
A professora Inez Chernak era a responsável pela Escolinha da Caracu e, ao lado das professoras Maria José Casagrande, Terezinha Cataldi, Maria Helena Queiroz e Dulcinéia De Lucca, entre outras, lecionou para crianças a partir de 6 anos de idade, do 1º ao 4º ano primário. O diretor geral da instituição de ensino foi o professor Sylvio de Araujo (em sua homenagem, existe hoje uma escola municipal com seu nome, no bairro São Miguel). 

A Roda de Conversa acontece no Arquivo Público e Histórico de Rio Claro, localizado na Rua 6, nº 3265, Alto do Santana, no NAM – Núcleo Administrativo Municipal. O objetivo do encontro é apresentar à comunidade experiências de trabalhos e viagens, bem como compartilhar vivências e informações.







Newsletter ASSER
Rio Claro

Deixe seu email e receba nossas novidades »