CENTRAL DE NOTÍCIAS


12/06/2013

COM MAIS DE 7 MILHÕES DE CANDIDATOS, EXAME CRESCE



A edição 2013 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem 7.173.574 inscritos confirmados, superando o total de 5.791.290 confirmados em 2012. Desse total, 784.830 farão a prova para receber a certificação do ensino médio. Os dados foram apresentados nesta sexta-feira, 7, pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, e pelo presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Luiz Cláudio Costa.
 “É uma grande vitória do Brasil mais de 7 milhões de pessoas quererem fazer o Enem. O povo brasileiro quer estudar mais”, salientou Mercadante. “Quando construímos políticas públicas e damos oportunidade para as pessoas, a resposta é essa. O Enem abriu oportunidades, porque é o critério para ter bolsa do ProUni [Programa Universidade para Todos], pegar financiamento do Fies [Financiamento Estudantil], ou estudar nas melhores universidades do mundo com o Ciência sem Fronteiras”, completou.
 O crescimento de inscritos no Enem ocorreu em todos os estados do país. O Amapá teve um crescimento de 63% nas inscrições de 2012 para 2013. Em seguida, vêm Tocantins, com 45%, e Ceará, com 44%. A região com maior número de inscritos, no entanto, é o Sudeste, com 36%, seguido do Nordeste, com 33%.
 Do total de mais de 7,1 milhões de inscritos confirmados, cerca de dois milhões pagaram a taxa de inscrição no valor de R$ 35. Foram dispensados do pagamento os concluintes do ensino médio em 2013, matriculados em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar da Educação Básica. Também não precisou pagar a taxa o participante com renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio.
 As provas serão aplicadas em outubro próximo, nos dias 26 (sábado) e 27 (domingo), com início às 13 horas (de Brasília). Os portões de acesso aos locais de provas serão abertos às 12 horas e fechados às 13 horas, também de acordo com o horário de Brasília. Será proibida a entrada do participante que se apresentar após o fechamento dos portões.
Assessoria de Comunicação Social






Newsletter ASSER Rio Claro
Deixe seu email e receba nossas novidades »