CENTRAL DE NOTÍCIAS


20/05/2013

20 DE MAIO – DIA DO PEDAGOGO



O último dia 20 foi consagrado ao Dia Nacional do Pedagogo, em homenagem a esse importante profissional da educação.
Na sua origem, a palavra Pedagogia é formada por paidós (criança) e agogé (condução), do grego antigo. Literalmente, condução de crianças, posteriormente educação de crianças. Modernamente, a pedagogia é reconhecida como a ciência da educação.
O pedagogo, segundo a legislação brasileira, é formado no curso de licenciatura em Pedagogia, em nível de graduação. É o que preceitura a Resolução nº 1, de 15 de maio de 2006, do Conselho Nacional de Educação, ao fixar as diretrizes curriculares nacionais da licenciatura em Pedagogia.
Por essa normas, o curso de Pedagogia tem por objetivo a formação inicial para o exercício da docência na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, nos cursos de ensino médio, na modalidade normal, e em cursos de educação profissional na área de serviços e apoio escolar, bem como em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos. O curso destina-se, ainda, à formação de profissionais da educação para administração, planejamento, inspeção, supervisão e orientação educacional para a educação básica.
O pedagogo não é somente professor. Na educação básica, está apto a exercer, também, as funções de planejamento e gestão escolar e as de inspeção, supervisão e orientação educacional, podendo atuar em espaços não escolares.
Trata-se de profissional indispensável ao desenvolvimento dos processos educacionais, particularmente, na educação básica, podendo influenciar radicalmente na formação das crianças brasileira, nesse nível educacional, em especial na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental.
Parabéns a todos os professores e alunos do curso de Pedagogia.







Newsletter ASSER Rio Claro
Deixe seu email e receba nossas novidades »