CENTRAL DE NOTÍCIAS


09/05/2013

BATE-PAPO CULTURAL TRAZ A PESQUISADORA ANA ELISA DE ARRUDA PENTEA



Bate-papo Cultural traz a pesquisadora Ana Elisa de Arruda Penteado.
"Fazer a História de Instituições Escolares: um exercício de tramar os fios do singular com seu contexto histórico". Este é o tema que será abordado no 54º Bate-papo Cultural pela professora de Língua Portuguesa Ana Elisa de Arruda Penteado, que também relança livro de sua autoria. A convidada do encontro cultural é neta do patrono do Arquivo Público e Histórico, Oscar de Arruda Penteado. 
Mestra e Doutora em História, Filosofia e Educação pela UNICAMP, Ana Elisa investigou sobre a história das escolas no estado de São Paulo, junto ao Grupo de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil” (HISTEDBR). Na sua palestra em Rio Claro pretende tratar sobre o desafio do pesquisador em fazer história da educação, sem perder-se entre as singularidades de cada instituição. 
O debate cultural acontece na próxima terça-feira (14), às 20 horas, no Arquivo Público e Histórico de Rio Claro, com a mediação do professor Romualdo Dias, da UNESP de Rio Claro. O evento conta com o relançamento do livro De Emilia a Amélia:a renovação educacional do Colégio Progresso Campineiro, gérmen da Escola Comunitária de Campinas, resultado de parte da pesquisa de Ana Elisa.
A primeira edição do Bate-papo Cultural aconteceu em fevereiro de 2009 e tornou-se um eventomensal com o objetivo de promoveroencontroentrepesquisadoreseacomunidade. A inciativa criou um espaço de diálogos e trouxe a Rio Claro inúmeros palestrantes de diversas áreas do conhecimento, com aulas e conferências gratuitas. O projeto é realizadopeloArquivoPúblicoemparceriacomaUNESP de Rio Claro.
O encontro é aberto ao público e os presentes receberão certificado de participação. O livro de autoria de Ana Elisa de Arruda Penteado pode ser adquirido no local pelo valor de trinta reais.
O Arquivo Público está localizado na Rua 6, nº 3265, Alto do Santana, junto ao NAM - Núcleo Administrativo Municipal.  Mais informações podem ser obtidas atravésdosite:www.aphrioclaro.sp.gov.br, pelo telefone 3522.1938, ou ainda perfil no Facebook "Arquivo De Rio Claro".


Arquivo Público e Histórico de Rio Claro
Rua 6, 3265, Santana | (19)3522-1938

Facebook: Arquivo De Rio Claro

http://www.aphrioclaro.sp.gov.br/







Newsletter ASSER Rio Claro
Deixe seu email e receba nossas novidades »