NICE - NÚCLEO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E DE EXTENSÃO




O Núcleo de Iniciação Científica e de Extensão (NICE) sediado na Escola Superior de Tecnologia e Educação de Rio Claro (ESRC) é o órgão responsável pelas atividades de pesquisa em iniciação científica e de cursos e projetos de extensão nas várias áreas de conhecimento da ESRC.

Poderão participar do NICE, a convite, docentes, discentes, pesquisadores e especialistas em exercício ou aposentados de várias áreas do conhecimento vinculados à ESRC, à outras universidades e instituições oficiais e particulares de pesquisa do país que se interessam pela produção do conhecimento nos campos de atuação desenvolvidos pelo NICE.


Projetos de Pesquisa:

O estudante participa como colaborador em projetos de pesquisas propostos por docentes da ESRC.


Iniciação Cientifica:

É uma atividade ou conjunto de atividades, desenvolvidas pelo aluno e orientadas por um professor qualificado, que objetivam: iniciar o acadêmico no campo da pesquisa e da produção cientifica; dar condições para o efetivo aproveitamento do potencial acadêmico objetivando a produção cientifica; identificar junto a comunidade os estudantes que apresentam interesse pela pesquisa; proporcionar ao acadêmico conhecimento de metodologia cientifica, para que possa desenvolver projetos de pesquisa.


Monitorias:

A Instituição mantém um programa de Monitorias que é concedida aos alunos que auxiliam os docentes em determinada disciplina, no preparo de material pedagógico e no auxilio a alunos com dificuldades de aprendizagem.
Para maiores informações sobre estes programas, procure o Coordenador de seu curso ou o Coordenador do NICE.
contato nice@asser.com.br


Notícias:

O projeto que tem como título “Avaliação da palha de cana de açúcar como fonte energética” será realizado pelo aluno José Fernando Minatel (que está cursando o curso de Engenharia de Produção) com orientação do professor Dr. Marcello Gonçalves Rodrigues.

O projeto que tem como título “O plano diretor e a produção imobiliária em Rio Claro 1980-2010” será realizado pela aluna Carina Ribeirão (do curso de Arquitetura e Urbanismo) com orientação do professor Ms. Estevam Vanale Otero e co-orientação da Profa. Ms. Mônica Frandi Ferreira.

O projeto que tem como título “Salas de leitura: o literário como função pedagógica” será realizado pela aluna Tamires do Carmo Nicolini (do curso de Pedagogia) com orientação da professora Ms. Maria Tereza Ribeiro Rios.

O projeto que tem como título “Estudo urbano e socioeconômico do município de Rio Claro” será realizado pela aluna Anieli Rios de Souza (que está cursando o 8º semestre do curso de Arquitetura e Urbanismo) com orientação do prof. Ms. Estevam Vanale Otero e co-orientação da profa. Ms. Monica Frandi Ferreira.

O projeto que tem como título “Expansão urbana no município de Rio Claro no apogeu do sistema ferroviário” será realizado pela aluna Maria Aline B. Camilo de Oliveira (que está cursando o curso de Arquitetura e Urbanismo) com orientação do prof. Dr. Vladimir Benincasa com bolsa PIBIC/CNPq.

O projeto que tem como título “SICSTER – Sistema para captura de sinal de tempo de reação” será realizado pelo aluno Felipe da Silva Pitoli (que está cursando o 2º ano do curso de Sistemas de Informação) com orientação do professor Cristiano José Cecanho e co-orientação do professor MS. Bruno N. Alleoni.

O projeto que tem como título “Arquivos escolares: grupo escolar Joaquim Salles” será realizado pela aluna Renata Bortoloti (que está cursando o 3º ano do curso de Pedagogia) com orientação da professora MS. Daniela Cristina Lopes de Abreu.