O CURSO



O curso de Fisioterapia oferecido pela ASSER RIO CLARO objetiva uma formação sólida, que proporcione ao futuro profissional condições de fazer frente às demandas sociais e profissionais no campo da saúde e garanta o desenvolvimento de habilidades e competências, conferindo um caráter generalista e preparando o profissional para atuar nos diferentes níveis de atenção à saúde, procurando sempre estimular uma visão crítica dos alunos.


O que é a FISIOTERAPIA?

A Fisioterapia é uma Ciência aplicada cujo objeto de estudos é o movimento humano, tanto nas alterações patológicas quanto nas repercussões psíquicas e orgânicas. Seu objetivo é preservar, manter (forma preventiva), desenvolver ou restaurar (reabilitação) a integridade de órgãos, sistema ou função. Atividade regulamentada pelo Decreto-Lei n° 938/69, Lei n° 6.316/75, Resoluções do COFFITO-Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Decreto n° 9.640/84, Lei n° 8.856/94 e Portarias do Ministério da Saúde.


O que o FISIOTERAPEUTA faz?

Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida e a autoestima dos pacientes, o profissional atua na prevenção, cura ou reabilitação da capacidade física funcional das pessoas, em qualquer idade. Seu trabalho visa à preservação de órgãos, sistemas e funções, englobando desde a elaboração do diagnóstico físico e funcional até a escolha e a execução dos procedimentos pertinentes a cada situação. O Fisioterapeuta é um profissional da área de Saúde, com formação acadêmica Superior, habilitado a construção do diagnóstico dos distúrbios cinéticos funcionais, a prescrição das condutas fisioterapêuticas, sua ordenação e indução no paciente, bem como, o acompanhamento da evolução do quadro funcional e a sua alta do serviço.


DADOS GERAIS



  • Nome do Curso: Fisioterapia

  • Título Conferido: Bacharel em Fisioterapia

  • Portaria de Reconhecimento: Portaria MEC nº 1036 de 23/12/2015.

  • Regime de Matrícula: Semestral, 10 semestres

  • Curso Presencial

  • Nota MEC: Curso Conceito 4 (escala 1 a 5)

  • Coordenação do Curso: Profª Drª. Kelly Cristina dos Santos Berni



Mais Informações:

  • Telefone: (19) 35232001

  • Facebook: Fisioterapia ASSER

  • Instagram: Fisioterapia ASSER

  • Email: fisio@asser.com.br



ÁREA DE ATUAÇÃO



Cardiologia e Pneumologia

Cuidar de pacientes nas fases pré e pós-operatória. Prevenir e tratar doenças respiratórias e cardíacas, além de reabilitar doentes, prescrevendo e aplicando exercícios ligados aos aparelhos respiratório e circulatório.


Dermatologia

Aplicar massagens e aparelhos de raios infravermelhos, ultravioleta e laser para reduzir lesões e acelerar a cicatrização de queimaduras e cortes cirúrgicos.


Estética

Aplicar técnicas como massagem em pacientes pós-cirurgia plástica e pós-cirurgia de recuperação da mama.


Fisioterapia do trabalho

Prevenir e tratar doenças relacionadas com o trabalho, como as lesões causadas por esforço repetitivo (Ler).


Fisioterapia esportiva

Prevenir e reabilitar lesões em atletas e em praticantes de atividades esportivas.


Grupos especiais

Estimular os músculos de quem sofre limitações de movimento, como idosos e portadores de deficiência física.


Indústria de equipamentos

Pesquisar, desenvolver e testar equipamentos para uso em terapia.


Neurologia adulta

Auxiliar na reabilitação dos pacientes que tiveram derrame cerebral, paralisia e traumatismo de coluna e crânio.


Neurologia pediátrica

Auxiliar na reabilitação dos portadores de patologias e síndromes típicas de criança, como paralisia cerebral e síndrome de Down.


Ortopedia e Traumatologia

Acelerar a recuperação de movimentos e reduzir dores de pacientes com fraturas, traumas ou luxações. Prevenir e reabilitar lesões da coluna vertebral e das articulações causadas por postura incorreta ou esforço repetitivo.


Terapia intensiva

Tratar pacientes críticos internados em UTIS, aplicando técnicas para reabilitação respiratória, neurológica e do aparelho musculoesquelético.

1 - Fisioterapia Clínica

A - Hospitais e clínicas
B - Ambulatórios
C - Consultórios
D - Centro de reabilitação


2 - Saúde Coletiva

A - Programas institucionais
B - Ações Básicas de Saúde
C - Fisioterapia do Trabalho
D - Vigilância Sanitária


3 - Educação

A - Docência (níveis secundário e superior)
B - Extensão
C - Pesquisa
D - Supervisão (técnica e administrativa)
E - Direção e coordenação de cursos


4 - Outras

A - Indústria de equipamentos de uso fisioterapêutico
B - Esporte
C - Acupuntura


5 - Exigências Legais

A - Responsabilidade Técnica
B - Registro Profissional


Fontes

http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/guia-de-profissoes/fisioterapia/4ee0f4c1fb3b72f057000035.html https://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/fisioterapia/


RECONHECIMENTO DO CURSO



PORTARIA N° 1036 DE 23 de dezembro de 2015.

A SECRETÁRIA DE REGULAÇÃO E SUPERVISÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR, no uso da atribuição que lhe confere pelo Decreto nº 7.690, de 2 de março de 2012, alterado pelo Decreto nº 8.066, de 7 de Agosto de 2013, e tendo em vista o Decreto nº 5.773, de 9 de maio de 2006 e suas alterações, a Portaria Normativa nº 40, de 12 de dezembro de 2007, republicada em 29 de dezembro de 2010, a Portaria Normativa nº 01, de 25 de Janeiro de 2013, ambas do Ministério da Educação, e considerando o disposto nos processos e MEC, listados na planilha anexa,

RESOLVE:

Art. 1º Ficam reconhecidos os cursos superiores de graduação constantes da tabela do Anexo desta Portaria, ministrados pelas Instituições de Educação Superior citadas, nos termos do disposto no art. 10, do Decreto nº 5.773, de 2006.

Parágrafo único. O reconhecimento a que se refere esta Portaria é válido exclusivamente para o curso ofertado nos endereços citados na tabela constante do Anexo desta Portaria.

Art. 2° Nos termos do art. 10, §7°, do Decreto nº 5.773, de 2006, o reconhecimento a que se refere esta Portaria é válido até o ciclo avaliativo seguinte.

Art. 3º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

MARCO ANTONIO DE OLIVEIRA